Da redação
A notícia foi divulgada nas redes sociais da banda. “Não temos palavras para expressar toda a dor e tristeza que estamos sentindo agora. Difícil daqui pra frente fazer um show e não lembrar de você meu amigo!”, diz a postagem.
˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂
A banda lamenta a morte do músico. “Estamos lidando com a profunda tristeza do falecimento de Renato Tommaso, nosso querido amigo e roadie do PJ, e não do PJ, baixista do Jota Quest, como alguns podem ter confundido. Renato foi uma pessoa incrível, um profissional exemplar e um parceiro incansável nos bastidores da música. Ele deixa um legado de amizade, dedicação e muito carinho por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.”
O que é um “rodie”
Quando uma banda se apresenta no palco o que acontece ali é a ponta do iceberg de uma engrenagem que já trabalhou muito para que aquilo acontecesse. Entre os profissionais responsáveis está a figura do roadie, ofício às vezes pouco conhecido no universo do rock.
O roadie é o profissional responsável por toda a estrutura de pré-produção de um show durante uma turnê. Ele participa da montagem e desmontagem do palco, posicionamento e afinação dos instrumentos, testes de som, e assistência aos músicos durante a apresentação.
Entretanto, o trabalho do roadie não é só no local, antecedendo o evento, o roadie precisa programar toda a situação do palco, enviar documentos com toda a estrutura de mapa de palco, para que a empresa locadora se familiarize com a banda. Vai ter quantas entradas precisa, quais equipamentos tem na banda, para que possa ser executado o show.
Diferentemente do técnico de palco que trata de questões mais específicas, como posicionamento de monitor ou conferir se a estrutura foi montada de forma correta, o rodie recebe o artista e encaminha para o palco.