Fiat Fastback Audace Hybrid o campeão de vendas
Versão Audace com o motor Turbo 200 Hybrid Flex é a que mais embala as vendas do crossover cupê compacto Fiat Fastback

Da redação
O lançamento da tecnologia Turbo 200 Hybrid Flex simultaneamente nos compactos Pulse e Fastback, em novembro do ano passado, foi um “tiro certeiro” da Fiat – especialmente no caso do Fastback. Desde o lançamento das versões híbridas, as vendas da linha do crossover cupê produzido no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG) não param de crescer. Com os 4.809 emplacamentos de maio, o modelo apresenta crescimento de quase 20% em relação à média de 4.020 unidades mensais de 2024. Nos últimos dois meses, as duas variantes com tecnologia híbrida leve flex – a Audace e a Impetus – corresponderam a 54% das vendas do Fastback. E a configuração Audace – a mais barata com motorização eletrificada – já responde sozinha por 37% das comercializações totais da linha.

A Fiat aproveitou o marketing de lançamento dos seus primeiros modelos híbridos no Brasil para aumentar a identidade do Fastback e do Pulse junto ao público jovem. Ao som do hit “Like a Virgin”, de Madonna, a campanha publicitária reforçava uma “experiência lúdica” de dirigir pela primeira vez um carro híbrido. Pelo “mix” de vendas, quem expressou de forma mais atraente essa proposta do marketing foi o Fastback Audace Hybrid. Com preço inicial de R$ 155.990, o “puxador de vendas” é uma das versões intermediárias da linha. Os preços de crossover cupê partem de R$ 119.990 na variante inicial Turbo 200 – movida pelo mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros das motorizações hibridas, mas sem o motor-gerador elétrico. Acima da Audace, está a outra opção com tecnologia Turbo 200 Hybrid Flex, a Impetus, por R$ 165.990. No topo da gama, equipadas com o motor T270 (1,3 litro turbo flex) estão a Limited, por R$ 168.990, e a Abarth, por R$ 171.990.Os crossovers compactos híbridos leves da Fiat usam o conhecido motor T200 – o tricilíndrico turbo flex de 999 cm3 adotado em vários modelos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën, do Grupo Stellantis. A ele é adicionado um motor-gerador elétrico, de 12V e 3 kW, que substitui o alternador e o motor de arranque. São duas baterias de 12 V: uma convencional, de 68 Ah, que fica no cofre do motor, e outra sólida de íon de lítio, sob o banco do motorista. O DBSM, ou módulo de comutação de duas baterias, é usado para controlá-las. O sistema híbrido leve da Fiat é capaz de gerar torque adicional para o propulsor a combustão, mas não traciona o veículo sozinho – não há, portanto, uma autonomia 100% elétrica, como nos carros com sistema híbrido tradicional ou completo. Por não ser um híbrido plug-in, o Fastback não pode ser recarregado em tomadas externas. Na faixa de 1.500 a 3 mil giros, o motor elétrico pode acrescentar até quatro cavalos e um kgfm, para reduzir o esforço necessário do motor a combustão. Embora apresente números de consumo e emissões melhores que os da versão somente com motor flex, não há alterações na performance – os híbridos entregam os mesmos 125/130 cavalos de potência (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque.

Pela aferição mais recente do Inmetro, o Fastback Audace Hybrid registrou médias de 8,9/9,8 km/l com etanol e 12,6/13,9 km/l com gasolina, na cidade/estrada. O consumo na cidade dos híbridos leves apresenta reduções médias de 10% em relação à variante apenas com motor a combustão – porque o sistema híbrido leve da Fiat só atua em rotações médias e baixas, usuais no trânsito urbano. Já nas rodovias, o consumo é praticamente idêntico nas duas motorizações. Quando a Fiat achar conveniente, bastará ampliar o tamanho da bateria e acrescentar alguns sistemas para criar opções do Fastback com sistemas híbridos que ofereçam autonomia 100% elétrica e/ou carregamento plug-in em tomadas externas.

Em termos de estilo, o compacto da Fiat preserva a estética apresentada em seu lançamento, em setembro de 2022, mantendo o design italiano, com linhas fluidas e esportivas. Na frente, ostenta a face-family da Fiat em um crossover cupê robusto, com formas orgânicas. A personalidade esportiva é ressaltada pela ampla traseira com queda acentuada, arrematada por lanternas elegantes e longilíneas. Apenas o emblema azul na tampa do porta-malas com a palavra “Hybrid” em branco diferencia as duas opções eletrificadas. Dentro do Fastback Audace Hybrid, há a central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré e sensor de aproximação traseiro, Keyless, partida remota, carregador por indução e volante revestido em couro. Os dispositivos de auxílio autônomo ao motorista (ADAS) disponíveis são frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto. Os quatro airbags da linha Fastback – dois frontais e dois laterais – foram mantidos nas opções híbridas.